02 junho 2007

Eu não suporto críticas de vinhos


Nestas coisas eu sou um bocado boçal. Há bons vinhos e maus vinhos, sendo que na minha escala é absolutamente impossível diferenciar os bons em graduações qualitativas de "Mesmo muito bom", "Muito bom mas não tão bom quanto aquele que era quase bom" ou "Bom, a prometer melhorias se for esquecido na adega mais trezentos anos". Eu sei que devia ser um tipo educado, devia fingir que percebo muito de taninos, frutos silvestres, adstringências e mais três milhões de paneleirices com que os críticos nos brindam nas prosas que escrevem sobre vinhos. Mas não. Eu sou, como há pouco disse, um bocado boçal nestas coisas. Concedo-me duas classificações: O "G'anda pomada" e o "Usa esse para temperar os bifes, tá?". Por isso, quando leio críticas de vinhos com muitos floreados na prosa, eriça-se-me a veia vínica e desato a disparatar. Foi o que aconteceu agora depois de ler um texto do JVC. E acabei de decidir, esta semana o JVC vai fazer-me o favor de provar um exemplar do "Chateau Marteau 2006", uma produção da família Antunes que farei chegar-lhe e vai dizer-me de sua justiça, usando vocabulário próprio de críticos de vinhos. Depois, eu e os senhores meus primos (que sabemos à brava de adstringências e taninos, e muito mais de frutos silvestres) haveremos de sentar-nos por aí um dia destes a tentar não nos rirmos muito alto do palavreado. Sim, porque eu lavei muitos barris quando era pequenino... Faremos uma confrontação de apreciações, já que vou pedir a outros provadores que se manifestem sobre este néctar, por isso esmerem-se nas notas de prova!

O rótulo foi desenhado por uma equipa italiana de designers, tipos que fazem uns biscates no Pinifarina e se gostaram da classe exibida acima, saibam que o contra rótulo é ainda mais interessante...

Psttt! O preço de venda a público deste vinho é proibitivo. Se ainda assim quiser arriscar, encomendas para este email.

8 comentários:

Ana Ferreira disse...

Como não mencionaram as belas sandes de vinha d'alhos em bolo do caco e a palavra email tem dois ls não encomendo!!!!

Fred disse...

eh lá! isso parece mesmo bom! Mas bom mesmo! do género Bom! eheh
vou poupar uns trocos, mas tenciono comprar um desses! =)
Os rótulos são excelentes! Os Italianos da Pininfarina têm jeito!

Anónimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Anónimo disse...

Bem, eu cá até encomendava algumas, mas faço aqui uma confidência, o produtor não levará a mal.
Consegui umas garrafitas pela porta do cavalo. É claro que sem o rótulo especial dos mangas do Pini, mas ainda assim, a pomada é a mesma e o resto são lérias!

Quanto aos taninos, também lavei a minha dose, pelo menos até certa altura. Depois comecei a dar a desculpa, com que o teu tio Mário 'afinava' à brava, que era a de que eu já não cabia no postigo e por isso teria de ir um dos meus manos mais novos lá para dentro. É claro que o teu tio resmungava umas coisas porque, dizia ele, até aos seus 25 anos sempre lá tinha cabido e não compreendia como é que nós, apenas com 15 já nos baldávamos à esfrega.

De qualquer maneira, temos de começar a pensar seriamente na criação de uma confraria.

Pedro Aniceto disse...

A Confraria é uma boa ideia sem dúvida, mas pergunto-me se algum de nós saberia fazer vinho...

Anónimo disse...

Martelo eu já tenho! ;))

Nuno Leitao disse...

fez-me chorar .. a rir :D
Sou da bairrada, há muitos apreciadores, mas ninguem se atreve a fazer descriçoes em frente aos outros :D
Esse rótulo esta lindo!

Unknown disse...

eu tinha dois tios muito diferentes um do outro. dizia o primeiro: eu distingo o vinho da margem direita do da margem esquerda do reno. o outro respondeu: eu cá distingo o vinho fino do carrascão.