20 maio 2009

The White Ship

Uma curta metragem do National Film Board of Canada, datada de 1967, sobre o lugre Santa Maria Manuela e alguns aspectos da história da pesca portuguesa do bacalhau na Terra Nova. Recordo que o Santa Maria Manuela é um navio irmão gémeo do Creoula, que está ao serviço da Armada portuguesa como navio de treino de mar. O pequeno filme (15 mins.) pode ser visualizado aqui. O site inclui versão video em HD (que por sinal não consegui descarregar...). O lugre Santa Maria Manuela foi reconstruído pela empresa Pascoal & Filhos e vive nesta altura (aos setenta e um anos), uma segunda juventude. A Pascoal comprou entretanto, e fez regressar a Portugal a escuna Argus, arrestada na Polinésia por abandono do anterior armador que a mantinha como navio de cruzeiro. Fotos do Argus, aqui.

5 comentários:

mw disse...

O meu avô foi à pesca do bacalhau durante muitos anos nesse barco... tantas vezes que a minha mãe se chama Maria Manuela... :-)

Pedro Aniceto disse...

Faz lá um DVD à Dona Maria Manuela (com sorte ainda topas o teu avô no filme...) e marca uma ida a Aveiro para verem o barquinho.

Cristina disse...

Obrigada por dar a conhecer este documentário :)

O Gato Preto disse...

Consegui descarregar o filme mas não é com mais resolução, tem a mesma do flash.
Queres que te mande ou já conseguistes?
Abraços.
Gato

Pedro Aniceto disse...

Carlos, obrigado mas já consegui. Abraço